Aproveite nosso espaço e participe! É muito bom receber você aqui!


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Curta o sol com saúde!


Sol, mar, piscina, diversão e água fresca. Quer coisa mais gostosa que o verão? Mas para curtir a estação mais quente do ano com saúde é preciso um cuidado especial com a alimentação e a pele, principalmente quando se está na praia. O calor intenso faz com que os alimentos estraguem mais rápido e, por isso, é importante saber onde, como e quando foram preparados e se estão sendo conservados de maneira adequada.

Como na praia, quase sempre, estas informações não estão disponíveis, a dica do nutricionista Lincoln Dias Junior, da Quality Life Spa Day, é para que se tenha um cuidado especial na hora de beliscar alguma coisa enquanto pega um bronzeado. Isso para não acabar trocando o lazer por indesejáveis diarréia, desidratação e até hipoglicemia.

A ingestão de alimentos leves e líquidos que possuam aparentemente cuidados básicos de higiene é o primeiro passo para aproveitar bem o verão.

Bebidas

Água mineral, água de coco, chá gelado e refrigerantes dietéticos. Pra quem quer manter o corpo em dia e ainda não correr o risco de passar o resto do final de semana de bode por desidratação, a melhor coisa é ingerir muito líquido na praia.

A água mineral filtrada, o mate e o chá são excelentes opções para aqueles que preferem baixas calorias, já que água de coco em excesso pode aumentar os níveis de glicose no sangue. O refrigerante dietético também pode ser consumido, desde que não ultrapasse a dose diária recomendada de adoçante por dia (em torno de 2 latas/dia).

Já apesar de aparentemente “matarem” a sede, cervejas e chope não devem ser consumidos demais, pois além de possuírem alto teor alcoólico e calórico, são bebidas diuréticas que podem levar à desidratação grave.

Com relação aos sucos, Dias Junior dá a dica: os que já estiverem preparados podem ter perdido as vitaminas, pois bastam poucos minutos para que isso ocorra. Em substituição, prefira as frutas “in natura” que estejam com a casca preservada ou até mesmo os "sucos de caixinha", que possuem conservantes que impedem sua rápida deterioração.

Almoço

Se a intenção é passar o dia com o pé na areia, certamente o almoço ficará para escanteio. Nesse caso, quando for optar por alimentos comercializados na praia é preciso ter muita cautela. Alimentos como camarão no espeto, salsichão, churrasquinho, carne de sol, pastel de forno ou empadinhas em geral ficam expostos em tabuleiros no sol quente ou em cartuchos de plástico que viram uma verdadeira incubadora de bactérias e fungos.

Por isso, o nutricionista da Quality Life Spa Day recomenda: é melhor evitá-los! Os pescados, assados ou grelhados preparados na hora em quiosques, podem ser uma boa opção, pois são ricos em proteínas. Alguns como a sardinha e o salmão, são também fontes de ômega 3, que auxiliam na diminuição do colesterol.

Para acompanhar o pescado, pode-se utilizar o arroz ou a farofa simples, fontes de carboidratos.

O queijo coalho também pode ser uma boa opção, pois é fonte de proteína e cálcio, desde que esteja em embalagens individuais antes do aquecimento.

Em substituição ao tradicional sanduíche “natural” - que, em geral, leva maionese e produtos industrializados, como atum ou patê, facilmente deterioráveis com o calor -, o milho cozido na hora é uma opção de acompanhamento, sendo rico em carboidratos e fibras.

Quem deve ter um cuidado especial com o coração, também pode evitar os biscoitos de polvilho que, apesar de parecerem leves, são ricos em gorduras "trans", que fazem muito mal ao sistema coronário.

Sobremesas

Na hora da sobremesa, caso opte por sobremesas geladas refrescantes, prefira os picolés de frutas embalados ao invés dos sorvetes recheados ou de massa. “São menos calóricos e sua manipulação é menor, evitando desta forma sua contaminação”, frisa Lincoln Dias Junior.

Doces caseiros como a tapioca com leite de coco e a cocada não são recomendados, uma vez que as guloseimas em geral ficam expostas ao sol e a possíveis contaminações, além de possuírem alto teor de carboidratos, gordura e calorias.

É importante lembrar que todo alimento consumido deve estar dentro do limite de calorias determinado pelo plano alimentar prescrito pelo seu nutricionista. E não esqueça: proteja-se do sol usando um bom protetor solar e boa praia!